30 abril 2017

O Dragão Renascido | Robert Jordan








"O padrão o arrepiou até os ossos. O caos se multiplicava [...]. Estava muito claro para ele. A Última Batalha se aproximava."







A Roda do Tempo #3

AUTOR: James Oliver Rigney Jr. (1948-2007) foi um escritor americano conhecido pelo pseudônimo de Robert Jordan. Sua série de livros A Roda do Tempo (1990) é considerada a mais elaborada obra de literatura fantástica desde os livros de J. R. R. Tolkien. Escreveu também alguns originais da série Conan, o Bárbaro. Mas não parou por aí, escreveu livros de suspense, ficção histórica, western e outros gêneros, cada um deles sob um pseudônimo diferente.

DO QUE SE TRATA: Em resumo, aqui nós temos a proclamação da volta do Dragão para o mundo todo. Mas acontece muita coisa até que alguém realmente seja proclamado. O grupo está dividido: Perrin segue Moiraine e Lan, Mat está na Torre Branca se recuperando e Rand foge para seguir sozinho seu caminho enquanto é perturbado por pesadelos que indicam que o Tenebroso se aproxima cada vez mais do seu objetivo.

OPINIÃO: Difícil dar uma opinião completa quando demorei tanto pra ler esse livro, uns 3 meses quem sabe? Esse volume foi um pouco mais arrastado quando comparado aos anteriores. Mas enfim, achei muito interessante conhecer melhor a Ajah Negra e como ela trabalha. Mas um ponto que me tirou do sério foi os Ta'veren se perguntando o tempo todo se estão sendo manipulados pelas Aes Sedai. Por que, mesmo em dúvida, eles continuam seguindo o que elas falam?! <o> Rand quase não aparece nesse livro, temos apenas pequenas passagens, o que nos deixa bem curiosos a cerca do que pode ou não acontecer com ele. Eu achei essa "saída de cena" dele bem oportuna, pois assim a gente consegue aprofundar a história dos outros personagens. Como o Perrin, por exemplo, que tem o envolvimento com os lobos e, agora, sentimentos conflitantes para lidar. Já o Mat - tento me controlar na hora de falar dele <3 - divou (sim, usei essa palavra mesmo! u.u) lindamente mostrando para todo mundo o que é a verdadeira sorte. Acho que é aqui que a gente nota cada um dos Ta'veren tomando o seu rumo e amadurecendo a sua personalidade. É aqui que eles começam a crescer.


AVALIAÇÃO:

SÉRIE: A Roda do Tempo foi publicada de 1990-2013, inicialmente escrita por Robert Jordan e, após a sua morte, assumida por Brandon Sanderson, responsável pelos dois últimos volumes. A série é composta por 14 livros e 5 destes já foram publicados no Brasil: O Olho do Mundo (2013), A Grande Caçada (2014), O Dragão Renascido (2014), A Ascensão da Sombra (2015) e As Chamas do Paraíso (2016).


Gostou? Compartilhe com os amigos. Discorda? Então deixe sua opinião aqui nos comentários! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário